A  OnBoard Mobility no transporte público de São Paulo

A OnBoard possui soluções para aumentar a competitividade de sistemas de transporte, como novos canais de recarga, horários dos ônibus, Bilhete Único Digital, entre outros. Abaixo, alguns resultados da operação paulista em 2018. 

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O que nós e nossos clientes conquistamos

A OnBoard desenvolve soluções para tornar os sistemas de transporte público urbano mais competitivos, em vista dos desafios atuais para empresas de transporte: altos custos de operação, concorrentes inéditos e incentivo governamental ao transporte individual. Tudo isso culminou na perda de 25.9% dos usuários pagantes desde 2014 (NTU).

Como propostas de solução para alguns dos problemas que permeiam sistemas de transporte de grandes e pequenas cidades, a OnBoard atua principalmente na inovação dos sistemas de bilhetagem e relacionamento com consumidor.

Hoje, atuamos na recarga dos cartões de transporte por aplicativo e chatbot. Esse último é uma iniciativa inédita no mundo e vai ao encontro do boom da internet móvel no Brasil e a pouca capacidade de celulares manterem aplicativos por muito tempo; chatbots são robôs em mensageiros, como o Messenger e o WhatsApp, presentes na grande maioria dos celulares dos brasileiros, 80.8% e 98.1%, respectivamente (MobileTime, 2017).

Em São Paulo possuimos uma marca própria para nosso chatbot, Bipay, que faz a recarga do Bilhete Único no maior sistema sob pneus do mundo. Por lá, temos provado que facilidade no acesso ao transporte, o pagamento por cartão de crédito e um atendimento eficiente na resolução de dúvidas  nas redes sociais, melhoram a percepção em relação ao transporte público e dialogam com um público jovem e escolarizado, público-alvo principal de novos concorrentes. 

Na última pesquisa realizada com nossos clientes do chatbot em São Paulo, 46.2% dos clientes Bipay possuiam superior completo e 23.1% superior incompleto. Quando falamos de idade, 38.5% tinham entre 18 e 24 anos.

Nossos clientes em São Paulo

Pesquisa realizada com clientes Bipay via Facebook Messenger. 

clientes OnBoard Mobility e Bipay em São Paulo

46.2

%

Com superior completo

A pergunta "Qual seu grau de escolaridade?" demonstra um alto grau de escolaridade dos clientes do chatbot. 

99

%

Sentiram economia de tempo após usar o chatbot de recargas

58% sentiram economia entre 1 e 10 minutos. 25% entre 30 e 60 minutos por recarga. 

67

%

Costumavam comprar créditos em estações de metrô. Apenas 17% compravam em outros aplicativos. 

O chatbot no Facebook Messenger não compete com aplicativos que já existem. Pelo contrário, é um canal de vendas complementar. 

41

pts

Na pesquisa NPS, 58% são promotores da marca e indicariam com certeza o chatbot. 25% são neutros e 17% não indicariam. 

A pesquisa NPS avalia a experiência do usuário de -100 a 100. 

OnBoard Mobility e Bipay na mídia

Tecnologia que chama a atenção

Serviços por Facebook estão com alta procura. Enquanto forma inédita de compra de créditos o chatbot foi manchete em diversos veículos de comunicação, maximizando a divulgação orgânica  de lançamento. 

A OnBoard em números


Além do chatbot, temos  o aplicativo OnBoard para Android e iOs. Em 10 meses de operação investimos pouquíssimo em propaganda; nossos esforços ficaram principalmente em otimização do aplicativo e do nosso blog, Agora é Simples, para os meios de busca, como o Google e a Play Store.

Esse trabalho rendeu uma base de mais de 20 mil usuários e aproximadamente 180 mil passagens vendidas durante 2018. Só o nosso blog, que conta com solução de dúvidas sobre o Bilhete Único e o sistema de transportes de SP, além de artigos sobre o futuro do transporte público, gerou mais de 130 mil acessos e centenas de inscritos em nossa newsletter.

Em 2019 vamos conquistar o Brasil

Saímos de São Paulo e agora estamos indo para outros estados do Brasil, desembarcamos em Minas Gerais no segundo semestre de 2018. Assinamos contratos em Belo Horizonte e na região metropolitana com dois importantes sistemas de transporte público do país, o BHBus e o ÓTIMO.

Nessas cidades, além da recarga, o chatbot realizará agendamentos e até atendimentos, contribuindo para um cultura do autosserviço no transporte da cidade. Busca-se evitar deslocamentos até postos de atendimento e a sobrecarga nas centrais telefônicas.

Mas a atuação da OnBoard não ficará restrita ao sudeste, estamos em negociações em outros estados devolvendo assim a competitividade do sistema de transporte coletivo no nível nacional.

Em 2018 diferentes meios de transporte se estabeleceram e se consolidaram no Brasil. Esse movimento, apesar de extremamente favorável, tornou a mobilidade urbana ainda mais fragmentada. O papel da OnBoard cada vez mais será o de integrar esses diferentes sistemas de transporte urbano e transformar o sistema de transporte público no elo de conexão entre todos eles.

Busca competitividade e inovação na sua empresa de transportes? Fale com um de nossos consultores: 

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